Mais dores de cabeça para a Volkswagen!
Parece que não há nada que não aconteça à Volkswagen, nestes últimos tempos… Além do chamado "Dieselgate" que já se arrasta há bastante tempo com gasto descomunais e que não se sabe nem quando vão parar nem em quanto vão ficar, houve ainda a "revolta" dos fornecedores que obrigaram à paragem de várias fábricas na Alemanha… e agora isto!
Devido ao estrondoso sucesso que as transmissões DSG (ou s-tronic, no caso da Audi) tiveram, Schreiber considera que aquela verba não é a compensação justa, dado que várias das patentes daquela caixa registadas pela VW incluem o seu nome. Um porta-voz da VW reconheceu que Schreiber deseja ser compensado pela sua contribuição no desenvolvimento das caixas da DSG, mas recusou-se a avançar quais as suas pretensões monetárias. Bastante acima dos vinte milhões de euros serão, certamente…
Wolfgang Schreiber entrou para o Grupo VW em 1984 e foi responsável pelo desenvolvimento das transmissões entre 1996 e 2003, altura em que passou para a Bugatti "desembrulhando" o difícil nó que estava a ser o desenvolvimento final do Veyron. Em 2012 foi nomeado presidente da Bentley, onde esteve até 2014.
"Não é minha intenção tomar medidas duras sem uma comunicação aberta e sincera com a empresa", disse Jourova. "Não quero anunciar uma abordagem dura. Quero que eles analisem a legislação que se aplica e que percebam o que têm de fazer". Uma das alegadas ilegalidades refere-se a publicidade enganosa, em relação às emissões anunciadas pela marca, depois de se saber que os testes eram falseados… Eis um problema que se colou à VW e que tão depressa não vai… desgrudar!